Loja virtual própria ou plataforma alugada? Depende!

04/08/2016 • categoria:E-commerce, Tecnologia comentários •
Loja virtual própria ou plataforma alugada? Depende!

Você quer abrir uma loja virtual? Vamos começar com as vantagens e desvantagens de ter uma plataforma própria e alugada, este é um enorme desafio que requer muita atenção e cuidado para um passo de crescimento do seu negócio.

De maneira alguma queremos fazer um comparativo de plataforma X com Y, mas desejamos esclarecer e criar um direcionamento em sua estratégia para encontrar o melhor parceiro e equipe técnica.

Para uma plataforma própria é necessário pensar em tudo como equipe técnica, meios de pagamento e servidor. Para melhor entendimento reunimos uma lista de perguntas frequentes realizadas por nossos clientes que buscam este modelo de sistema:

  • Como montar uma equipe própria de tecnologia?
  • Como encontrar um parceiro de meios de pagamento, servidor e implementações específicas?
  • Como administrar corretamente um servidor sem que haja quedas?
  • Como criar melhorias contínuas no meu site?

Em contrapartida, quem busca uma plataforma alugada não precisa pensar em tudo, porém possui outras preocupações como custos na porcentagem de vendas aprovadas e riscos de ficar preso no parceiro. Segue abaixo uma lista de perguntas frequentes:

  • Plataforma alugada, corro o risco de ficar preso com um parceiro?
  • Por que o porcentual (%) que vocês cobram é tão alto?
  • A plataforma é muito engessada, como crescer?
  • Qual é o meu custo de setup?
  • Posso adicionar módulos na loja virtual?

Agora me diz, você sabe por onde começar?

Até o Reddington está perdido

Quero minha plataforma própria

Vamos começar por uma regra simples, se o seu nível de conhecimento técnico em programação e gerenciamento de equipe é intermediário ou avançado, não hesite de maneira alguma em apostar na tecnologias open source como WooCommerce, Magento, PrestaShop e OpenCart.A vantagem em ter o controle do próprio código desenvolvido e servidor, é a melhor maneira de você conhecer as dificuldades de suas operações sem ter a necessidade de depender de terceiros para buscar soluções de correções quase que instantâneas.

Também considero imprescindível possuir um responsável por está área para que você fique livre em evoluir nos demais segmentos do seu e-commerce como gestão, logística e outros recursos tão importantes para o seu negócio.

Importante, jamais esqueça de criar regras de segurança e melhorias contínuas em suas operações, que impeça hackers de coletar dados confidenciais de seus clientes e da sua empresa, e esteja aberto a críticas principalmente de lentidão do servidor. Conhecer sobre balanceamento de carga é fundamental para que em horários de pico, você não veja a mensagem BAD REQUEST – mensagem que afirma que o seu servidor morreu – constantemente como slogan da sua empresa.

O mais importante nesta etapa é o feedback dos seus clientes, eles irão dizer o que é necessário melhorar sem ao menos você perceber.

Quero minha plataforma alugada

Mas se eu quiser só me preocupar em apenas vender e atender bem meus clientes? Neste caso uma plataforma alugada – mais conhecida como SaaS – é a opção mais viável e confiável, porque você contará com uma equipe técnica especializada e constantes aprimoramentos de segurança e funções na plataforma.

Assim como acorre na plataforma própria, quantos mais acessos você tiver, mais clientes e vendas a sua loja virtual terá. Como consequência será exigido maior processamento dos servidores e principalmente aumento na capacidade técnica para resolução de problemas e dúvidas. Por esse motivo, muitas empresas – assim como a WebmaniaBR® – trabalham com a porcentagem nas vendas aprovadas. Ou seja, quanto mais a sua loja virtual exigir, mais temos que nos preparar para manter o nível de qualidade do serviço e oferecer a mesma experiência independente do seu volume de acessos e crescimento nos negócios.

Em termos de suporte, cada empresa possui os seus diferentes tipos de atendimento e especificações, reunimos abaixo as características do suporte prestado pela WebmaniaBR®:

  • Equipe capacitada para desenvolver melhorias operacionais.
  • Equipe de atendimento para soluções de dúvidas ou problemas de sua plataforma.
  • Atualização de segurança.
  • Monitoramento dos servidores e níveis de visitas.
  • Manutenção do banco de dados.
  • Correção de bugs, ou seja, erros no código e lógica de programação no sistema atual em execução.
  • Perfeito funcionamento da aplicação, ou seja, manter o código e lógica de programação conciliada com o banco de dados para não ocorrerem erros e lentidão no sistema.
  • Validação dos links para os maiores buscadores do mercado como Google e Bing.
  • Atualizações do sistema de gerenciamento.
  • Abertura de uma outra loja virtual em ambiente teste, sendo assim qualquer alteração será feito primeiro no ambiente de testes e depois de aprovado, migrado para o domínio oficial. Oferecendo mais segurança e minimizando erros.
  • Implementação do selo do Suporte Premium (Ex: Clique aqui).

É importante verificar se empresa que você deseja obter essa parceria está aberto a criação de módulos ou personalização do seu sistema, que se adeque ao seu gerenciamento. Ao longo do seu crescimento cada loja virtual possui necessidades especificas que somente o parceiro deverá ter essa competência para o desenvolvimento ou oferecer uma solução que seja compatível com a sua necessidade através de outros fornecedores.

A real ideia é que você não tenha preocupação, resumidamente, de contratar profissionais capacitados para atender a demanda técnica da sua loja virtual e muito menos com servidor. Assim você irá garantir que qualquer funcionamento operacional da sua loja virtual, a qualquer momento e a qualquer hora, será atendido por profissionais especializados.

Teste e Teste, até encontrar algo que lhe agrada

Se mesmo assim ainda a dúvida permanece, teste os dois modelos. Veja qual irá proporcionar maior comodidade e principalmente satisfação ao longo prazo.E se possuir ainda dúvida, conte sempre com a nossa equipe!

Comentários